Nesta quarta-feira, dia 13, eu participo da primeira reunião do ano do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (CSMS), do Conselho de Administração da Petrobrás. Integro esse grupo de trabalho desde o início do meu mandato no CA, em julho de 2020.
Esse comitê tem a função de discutir estratégias de políticas de segurança, saúde e meio ambiente da companhia, levando em consideração a responsabilidade social e o impacto que a empresa tem na sociedade, assim como acompanhar as ações e indicadores nessas áreas para, se necessário, propor ajustes.
Ter uma trabalhadora participando desse comitê é muito importante para fortalecer o debate e a construção de políticas de prevenção. Uma de minhas principais lutas é defender a integridade do trabalhador e a segurança operacional e de processo, pois isso é indispensável para preservar as pessoas, a empresa, as comunidades ao seu entorno e o meio ambiente.
As discussões sobre saúde e segurança dos empregados foram levadas para dentro do CA graças ao esforço do amigo e petroleiro José Maria Rangel, durante seu mandato como conselheiro, em 2013. Os dois temas foram incorporados ao Comitê de Meio Ambiente, que passou a se chamar Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde.