Hoje, 19 de novembro, prestamos homenagem ao principal símbolo da nossa pátria: a Bandeira do Brasil. Ela foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, em substituição à bandeira imperial, que vigorou por 67 anos. A bandeira nacional marca o fim da monarquia e o início da república brasileira.
Nossa bandeira foi desenhada pelo pintor brasileiro Décio Rodrigues Villares, inspirada na bandeira do império, que já trazia o verde e amarelo. Essas cores representavam, simbolicamente, as duas dinastias que originaram o Brasil independente: o verde, da casa de Bragança, de dom Pedro 1º, de Portugal; e o amarelo, dos Habsburgo, de Maria Leopoldina, da Áustria.
Com o passar do tempo as cores da bandeira foram associadas às riquezas nacionais, assumindo outro significado. O verde representando as matas, o amarelo o ouro, o azul o céu e o branco, a paz.
Essa é, pra mim, a melhor definição da nossa bandeira, que não pertence a grupos e nem a partidos, pertence à Nação e ao povo brasileiro.
Não podemos permitir o sequestro dos símbolos nacionais por grupos que rapinam o país e desprezam seu povo.
É tempo de resgatar a esperança, o direito de sonhar, a alegria, o sorriso e o brilho no olhar. É tempo de resgatar o Brasil e seus símbolos para todos os brasileiros.
19 de novembro de 202219 de novembro de 2022