Um dos votos mais delicados do meu mandato no CA

Um dos votos mais delicados do meu mandato no CA

Na reunião desta quarta-feira (29/09) do Conselho de Administração da Petrobrás foi aprovada a destinação de R$ 300 milhões por parte da companhia para a criação de um programa de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social, contribuindo com o acesso a insumos essenciais, com foco no gás de cozinha.

Diante do cenário de pandemia, inflação alta, desemprego e crise econômica que vivemos hoje, aliado ao alto preço dos combustíveis e da cesta básica, não há como não apoiar a proposta de criação de um programa social que auxilie a população de baixa renda.

Eu votei a favor dessa ideia e do valor proposto, mas não concordei com o programa na sua forma apresentada, porque faltam esclarecimentos em relação a vários pontos primordiais. Minha proposta foi que o projeto fosse estruturado e, posteriormente, reapresentado ao CA para aprovação definitiva.

Como a própria imprensa divulgou, não há definições dos parceiros, de quem serão os beneficiários, como serão distribuídos os botijões e controladas as distribuições, etc. Sem essas informações básicas fica difícil aprovar qualquer programa. É como passar um cheque em branco. As únicas definições apresentadas no programa são o montante e o período que, curiosamente, abrange o pleito eleitoral de 2022.

Sempre me posicionei no CA no sentido de ressaltar o papel social da Petrobrás enquanto estatal brasileira, cobrando a ampliação dos investimentos sociais, ambientais, culturais e esportivos da companhia, que sofreram cortes brutais desde 2015. Mas não posso deixar de meter o dedo na ferida e chamar para o enfrentamento do real problema da alta dos combustíveis e do gás de cozinha hoje no país, que é o PPI (Preço de Paridade de Importação).
O povo brasileiro merece, sim, programas sociais. Mas, acima disso, precisa ter sua dignidade e direitos resgatados, comida na mesa e combustíveis e gás de cozinha a preços justos. O povo precisa ter as estatais novamente a seu serviço, pois foi com esse propósito que elas foram criadas.