Venda de 100% da participação da Petrobrás no Polo Recôncavo: saiba posicionamento da conselheira

A Petrobrás assinou contrato para a venda de 100% de sua participação em 14 campos terrestres de exploração e produção localizados no estado da Bahia, denominados Polo Recôncavo. A venda da totalidade do Polo Recôncavo foi aprovada em reunião do Conselho Administrativo realizada na última quarta-feira, dia 16. Enquanto Conselheira eleita pelos trabalhadores, votei contra.

Sou contra pois discordo frontalmente do atual direcionamento dado à companhia, pautado pela sistemática redução de investimentos. O Polo Recôncavo é lucrativo para a Petrobrás, que investiu e construiu toda a infraestrutura logística de sua operação, já tendo amortizado há muito esses investimentos. Este contribuiu e ainda contribui com suas reservas provadas e fluxo de caixa positivo para a Companhia.

O atual caminho seguido ignora as bases da constituição da Petrobrás e volta sua estratégia para uma visão exclusivamente de mercado, por sinal ultrapassada, cujo objetivo é maximizar o lucro dos acionistas a qualquer preço, independentemente do impacto que possa gerar para a Petrobrás, para o abastecimento nacional e para a economia nacional e regional.