Olá! Hoje, 17 de setembro de 2020, a Refinaria Landulpho Alves (Rlam), localizada no município de São Francisco do Conde, na Bahia, completa 70 anos!
Mas mesmo após sete décadas de operação e contribuição efetiva para o crescimento e desenvolvimento industrial da Bahia, a Rlam está prestes a ser vendida para um conglomerado dos Emirados Árabes.
A Rlam é a primeira refinaria brasileira e a segunda maior do país, com capacidade para processar 323 mil barris de petróleo por dia. Na Rlam, são refinados diariamente 31 tipos de produtos, das mais diversas formas. Além dos conhecidos GLP, gasolina, diesel e lubrificantes, a refinaria é a única produtora nacional de food grade, uma parafina de teor alimentício, utilizada para fabricação de chocolates, chicletes, entre outros. Também fornece o derivado utilizado como matéria-prima na produção de detergentes biodegradáveis.
Esta refinaria responde por mais de 30% da produção de óleo combustível e bunker, exportados durante a pandemia, ajudando a Petrobrás em seu balanço financeiro durante as crises do petróleo e do coronavírus.
A Rlam é um grande patrimônio da Bahia e de todo o povo brasileiro; vendê-la é sinalizar para um retrocesso que contradiz com a história de crescimento e forte potencial econômico dessa refinaria.
#petrobras #conselhoadministrativo #capetrobras #petrobras2020#rosangelabuzanelli #brasil #reunirpararesistir #petrobrasdopovo #privatizarfazmalaobrasil #rlam #bahia