A primeira etapa do programa Petrobras Socioambiental, que representa a retomada dos investimentos da companhia em ações sociais e ambientais, teve 451 inscrições de várias partes do país, um recorde de participação. Foram selecionados nessa fase inicial 31 projetos, contemplando instituições dos estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.
É uma iniciativa que merece nosso aplauso, tanto pela sua grandiosidade de olhar para projetos com enorme potencial de transformação social e ambiental, quanto pela sua abrangência. A maior parte das propostas recebidas pela empresa, segundo o gerente executivo de Responsabilidade Social, José Maria Rangel, veio das regiões Norte e Nordeste e a oportunidade mais concorrida foi direcionada para o bioma Cerrado, com 66 inscrições.
É fantástica essa amplitude do programa, favorecendo outras regiões do Brasil. Aliás, esse é um ponto que sempre destaquei nas minhas participações no Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (CSMS) do CA. Por diversas vezes reforcei que as ações ambientais tinham que estar espalhadas pelo país e direcionadas a todos os biomas, porque acabávamos concentrando essas iniciativas na Amazônia, Mata Atlântica e área oceânica.
Insisti bastante na necessidade de a Petrobrás atuar em todo território nacional e considero muito gratificante a seleção de tantos projetos do Norte e Nordeste e, principalmente, contemplando o nosso Cerrado. Ainda pouco protegido ambientalmente, o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, responsável por 1/3 da biodiversidade do país. E também abriga nascentes das principais bacias hidrográficas do Brasil e da América do Sul, sendo fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico em nosso país e continente.
É muito bom ver a Petrobrás voltando às suas raízes e atuando como uma empresa estatal, com responsabilidade social e ambiental. Foi pra isso que essa grande empresa foi criada, para ser um agente transformador da sociedade brasileira.