É com muita alegria que trago essa tão esperada e importante notícia: a fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná, finalmente será reativada. A Petrobrás anunciou na noite de ontem (6) que sua diretoria executiva aprovou a retomada das operações da unidade e a previsão é que a Ansa volte a funcionar no segundo semestre de 2025.
Segundo a Petrobrás, a partir de agora serão iniciados os procedimentos necessários à retomada da fábrica, incluindo a publicação dos editais para contratação de serviços de manutenção e de materiais críticos. O projeto para o retorno operacional da Ansa, que estava em estudo há meses, felizmente, sai do papel para ser colocado em prática – decisão que aguardávamos ansiosamente.
A fábrica paranaense foi fechada pelo governo passado, em fevereiro de 2020, com a dispensa de cerca de mil trabalhadores próprios e terceirizados. A decisão da Petrobrás autoriza que “a ANSA celebre acordo e efetue a contratação de muitos dos antigos empregados, condicionada à homologação do acordo pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST)”. Há um processo no TST sobre as demissões na unidade e a empresa encaminhará a proposta de recontratação para aprovação.
A volta da companhia ao setor de fertilizantes foi uma diretriz estratégica aprovada no ano passado pelo Conselho de Administração e que faz parte do Plano Estratégico 2024 – 2028. É um compromisso do presidente Lula e que foi defendido pela nova presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, logo que assumiu o comando da empresa, há duas semanas.
O Brasil é atualmente um dos maiores consumidores de fertilizantes do mundo e importa cerca de 80% do que utiliza. Esse número pode cair significativamente se colocarmos nossas fábricas produzindo novamente.
Voltar a produzir fertilizantes no nosso país é fundamental e necessário para garantir a segurança alimentar da população brasileira. Estamos de volta ao caminho certo.