Posse de Magda Chambriard é prestigiada por presidente Lula, Janja, ministros, autoridades e petroleiros

A cerimônia de posse da presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, que assumiu o cargo em 24 de maio, aconteceu ontem à tarde, no Cenpes. Foi uma solenidade muito bonita, harmoniosa, a qual tive a grata satisfação de participar como conselheira, ao lado do meu querido companheiro e presidente do CA, Pietro Mendes, e de muitos trabalhadores petroleiros. O evento foi prestigiado por vários políticos e teve a presença de sete ministros da República, além do nosso presidente Lula e da primeira-dama Janja Lula da Silva.


Magda é a segunda mulher a presidir a companhia – a primeira foi Graça Foster, entre 2012 e 2015. Em seu discurso, ela fez questão de declarar a missão que lhe foi dada pelo presidente Lula: movimentar a Petrobrás, porque ela impulsiona o PIB do país, e gerir a companhia com respeito à sociedade brasileira. Ainda declamou a frase do presidente Lula “eu tenho grande carinho pela Petrobrás, a sociedade brasileira ama a Petrobrás e eu também”.
A presidente ressaltou que essa gestão está totalmente alinhada com a visão de país do presidente Lula e do governo, sócio majoritário da empresa, em consonância com a visão de mercado e que conduzirá a companhia respeitando a lógica empresarial. Ela destacou a necessidade da reposição das nossas reservas de óleo e gás para garantir a segurança energética do Brasil e também financiar a transição energética. “Nosso plano estabelece a trajetória que a companhia vai percorrer como líder brasileira na transição energética”, afirmou.

Magda também lembrou que, em breve, além dela, serão mais três mulheres na direção da Petrobrás, todas “respaldadas por currículos e competências incontestáveis”. Foram indicadas Sylvia dos Anjos e Renata Baruzzi para comandar as diretorias de Exploração e Produção (E&P) e Engenharia, Tecnologia e Inovação (Denge), respectivamente. Clarice Coppetti já atua como diretora de Assuntos Corporativos. Serão quatro mulheres na diretoria executiva! E que venha o matriarcado!

O presidente Lula comemorou o fortalecimento da representatividade feminina na empresa e enfatizou que esse governo está de volta para reconstruir a Petrobrás e o Brasil. “Se a Petrobrás der certo, o Brasil vai dar certo”, discursou ele.
A cerimônia de posse foi linda e muito simbólica, resgatando e reforçando nossa unidade na missão de reconstrução da Petrobrás e do Brasil, porque a Petrobrás tem o DNA brasileiro e é do tamanho do nosso país.