A Petrobras está levando o cinema para diversas parte do país, por meio de um projeto itinerante chamado “Cine Petrobras”. Uma carreta foi transformada em uma sala de cinema completa e começou a percorrer, no dia 19, as cidades brasileiras dando oportunidade à população, principalmente a crianças e adolescentes, de assistir, gratuitamente, a uma sessão de cinema bem diferente.
A carreta é expansível, tem 91 poltronas reclináveis e confortáveis e conta com ar-condicionado, sistema digital de som e imagem, dois banheiros e iluminação de segurança. Uma superprodução! E todos os participantes ainda têm direito a pipoca e refrigerante grátis.
A ação é patrocinada pela Petrobrás, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e o projeto contempla nesta primeira etapa 450 sessões gratuitas em 45 municípios. A viagem começou em Brasília, nas cidades de Planaltina e Brazlândia, e seguiu para Minas Gerais. O projeto itinerante ainda estaciona nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
Essa iniciativa itinerante da Petrobras me fez lembrar do filme “Bye Bye Brasil”, exibido no final dos anos 70 e considerado por muitos como uma das mais importantes produções da década. A Caravana Rolidei, formada por uma trupe de artistas ambulantes, cruzava o interior do Brasil, principalmente as regiões Norte e Nordeste, fazendo espetáculos para a população que ainda não tinha acesso à televisão, a grande novidade da época.
O Cine Petrobras resgata um pouco dessa essência, com o objetivo de incentivar a cultura, levando cinema gratuito, com tecnologia e qualidade, para a população de diversas regiões do país. É a Petrobrás voltando a incentivar e patrocinar a cultura brasileira. E isso é motivo de muito orgulho!