Venda da BR Distribuidora já fez cair salário de mais de 1 mil trabalhadores

Pouco mais de 16 meses após a Petrobrás vender o controle da BR Distribuidora, mudanças significativas já ocorreram na gestão interna da subsidiária. Enquanto houve um aumento de 272% nos recursos recebidos pelos 17 administradores da empresa no ano passado, 1030 trabalhadores tiveram reduções salariais a partir de janeiro deste ano.

Além disso, em 2019 houve o desligamento de 860 trabalhadores próprios, o que representou uma diminuição de 27,4% do quadro de funcionários. Para este ano, estava previsto, ainda, a saída de mais 337 pessoas.

Até 2017, a Petrobrás detinha 100% da BR Distribuidora, mas se desfez de 29% da empresa. Pouco depois, vendeu mais 30% das ações da BR, perdendo seu controle acionário. E em agosto deste ano, o Conselho de Administração da Petrobrás aprovou a proposta para venda da participação remanescente de 37,5% detida pela Estatal na BR Distribuidora. A decisão retirou a companhia do sétimo mercado consumidor de derivados do planeta. Eu, enquanto conselheira representante dos trabalhadores e trabalhadoras, votei contra o início de mais esta negociação; neste post detalhei meu voto, relembre: https://bit.ly/3qW6lyk.

Leia aqui mais detalhes sobre a privatização da BR Distribuidora: https://bit.ly/3gK7N1Q

#PRIVATIZARFAZMALAOBRASIL