Os investimentos da Petrobrás em programas social e ambiental, relegados nos últimos anos, felizmente começam a ser retomados em 2022. A companhia lança neste ano uma seleção pública de projetos socioambientais no montante de R$ 432 milhões em recursos para cerca de 50 projetos. Essa soma, segundo o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, representa 10 vezes mais do que a companhia investiu no edital de 2021.
E para além disso, esse valor significa mais do que todo dinheiro aplicado nessa área entre os anos de 2018 e 2021. Nesse período, de acordo com levantamento do Dieese, a Petrobrás investiu o total de R$ 380 milhões em ações socioambientais. Ou seja, esse novo edital vai contemplar mais projetos e beneficiar mais comunidades do que foi feito em quatro anos dos governos passados.
O foco dessa iniciativa são as instituições sem fins lucrativos, comprometidas com a sustentabilidade. E o objetivo dessa seleção, como explicou Prates, é gerar oportunidade de inclusão, melhorar a qualidade de vida e contribuir para a conservação do meio ambiente, a biodiversidade e o enfrentamento das causas climáticas.
A retomada dos investimentos socioambientais é um importante passo para que a Petrobrás volte a atuar como agente transformador da sociedade. E mais do que isso, é uma das grandes responsabilidades de uma empresa estatal.
As inscrições para a seleção ficam abertas até o dia 11 de abril. Você pode ter mais informações no site da Petrobrás: https://petrobras.com.br/pt/sociedade-e-meio-ambiente/socioambiental/?q=selecoes-publicas