Acionistas da Petrobrás aprovam novo membro do Conselho de Administração, representando a União

O Conselho de Administração da Petrobrás terá mudança em sua composição para este próximo mandato. Em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada na semana passada, o engenheiro e ex-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura, foi eleito como novo membro do colegiado, em substituição ao ex-secretário de Geologia e Mineração do MME (Ministério de Minas e Energia) Vitor Saback.


Além de eleger Coura, a assembleia manteve os outros cinco conselheiros indicados pelo governo: Pietro Mendes, reconduzido à presidência do CA, a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, Bruno Moretti, Rafael Dubeux e Renato Galuppo.
A AGO confirmou ainda a permanência de Aloisio Macário Ferreira de Souza, indicação dos acionistas minoritários para o lugar de Marcelo Gasparino, que apresentou pedido de renúncia em fevereiro. O nome do novo membro havia sido aprovado pelo CA em 28 de março. José João Abdalla Filho, eleito pelo sistema de voto múltiplo, foi reconduzido pelos investidores nessa assembleia um juntamente com Aloisio. Os conselheiros eleitos em separado em 2024 têm mandato até a AGO de 2026. São eles, Francisco Petros, Jerônimo Antunes e a representação dos trabalhadores.
O CA é formado hoje por 11 conselheiros. São seis membros eleitos pelo governo e quatro pelos investidores privados. A vaga da representação dos empregados, através da votação, é atualmente ocupada por mim há três mandatos. Registro aqui a honra, orgulho e gratidão pela confiança da categoria, que há anos têm acreditado e apoiado meu trabalho em defesa da nossa Petrobrás.