Concurso público da Petrobrás vai preencher, de imediato, 373 vagas de nível médio

A Petrobrás anunciou a realização de um novo concurso público e as inscrições já estão abertas. O processo seletivo será para contratação imediata de 373 profissionais de nível médio e formação de um cadastro de reserva com 746 vagas. É uma notícia que merece ser comemorada!


O número de trabalhadores da estatal vem despencando ano após ano, desde o início da Operação Lava Jato. Segundo estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em 2013, a Petrobrás e suas subsidiárias empregavam 86,1 mil trabalhadores. Em 2021, a força de trabalho baixou para 45,5 mil empregados.

O número de trabalhadores da estatal tem sido reduzido ano após ano, desde o início da Operação Lava Jato. Segundo estudo do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em 2013, a Petrobrás e suas subsidiárias empregavam 86,1 mil trabalhadores. Em 2021, a força de trabalho baixou para 45,5 mil empregados e fechou 2022 com menos que isso.

O levantamento mostra ainda que o período entre 1995 e 2013 apresentou crescimento contínuo no número de trabalhadores no Sistema Petrobrás. Desde então, até os dias atuais, houve um forte declínio, com a redução de mais de 40 mil empregados próprios e 261 mil terceirizados.

Com o novo governo e a nova gestão da Petrobrás, esperamos recompor grande parte dessa força de trabalho. Além desse concurso recém-lançado, é fundamental que a companhia promova outros processos seletivos. Lembrando que o último concurso da empresa contemplando o nível médio de escolaridade aconteceu há quatro anos. Em 2021, foi aberta uma seleção para nível superior, com as provas ocorrendo em 2022, curiosamente ano eleitoral, que previa 757 vagas, cadastro reserva com cerca de 3 mil e 750 admitidos.

A criticidade do baixo efetivo da Petrobrás se evidencia a cada dia e essa realidade foi cuidadosamente planejada pelas gestões pós golpe (2016), especialmente na de Castello Branco que almejava um efetivo de 30 mil trabalhadores e a privatização da empresa. Os planos de estímulo ao desligamento voluntário e a ausência de concursos sistemáticos, inclusive ignorando demandas colocadas pelas diversas áreas, culminaram em um efetivo pífio. Felizmente esse projeto foi rejeitado nas urnas em outubro passado e nossa missão hoje é reconstruir essa gigante nacional, resgatando seu DNA de grande estatal brasileira. Para isso precisamos iniciar a recomposição do efetivo, cujo número ideal será reavaliado – a utilização do cadastro reserva é um recurso precioso para o momento. Esses valorosos brasileiros estão ansiosos para trabalhar e ajudar na reconstrução da Petrobrás e do Brasil.

Para além da emergência, precisamos também retomar os concursos sistemáticos visando garantir a perenidade do maior bem imaterial da companhia que é o conhecimento, garantindo assim a sobrevivência e sustentabilidade da Petrobrás a médio e longo prazos.

Para quem quiser participar do concurso público da Petrobrás, as inscrições podem ser feitas até 17 de março, no site http://www.cebraspe.org.br/concursos/petrobras_23_nm