No dia 5 de junho de 1972, a ONU (Organização das Nações Unidas) realizou uma conferência para debater o futuro ambiental do planeta. O evento aconteceu em Estocolmo, na Suécia, e foi um dos mais importantes sobre o tema meio ambiente. Na ocasião, foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Foi na Conferência de Estocolmo que os problemas ambientais começaram a ser vistos com mais atenção e alguns princípios foram estabelecidos para orientação da política ambiental mundial. O principal desdobramento desse evento, entretanto, só surgiu duas décadas depois, na ECO 92 (Rio 92). Realizada no Rio de Janeiro, a conferência reuniu chefes de Estado de todo mundo, evidenciando que as questões relativas ao meio ambiente, finalmente, haviam ganhado espaço nas políticas governamentais. No Brasil, por exemplo, em 1992 foi criado o Ministério do Meio Ambiente.
Comemorado todos os anos em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é a principal data da ONU com o objetivo de sensibilizar e impulsionar ações para os problemas ambientais urgentes, desde a poluição marinha e o aquecimento global até o consumo sustentável e os crimes contra a vida silvestre. Desde sua primeira edição, o evento cresceu e se tornou uma plataforma global e de amplo alcance em mais de 100 países.
Neste ano de 2021, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente é a “Restauração de Ecossistemas”, com a campanha “Reimagine. Recrie. Restaure”, sendo o Paquistão o país-sede. A data também marca o lançamento oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030.
A restauração do ecossistema pode assumir várias formas: plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas. Essas pequenas atitudes podem mudar o nosso planeta. Só assim, a gente vai garantir um desenvolvimento com sustentabilidade e um futuro melhor para todos.