Em uma semana, Petrobrás anuncia duas descobertas de hidrocarbonetos nas bacias de Santos e Campos

No prazo de uma semana, a Petrobrás anunciou indícios de petróleo em dois poços exploratórios do pré-sal. A companhia confirmou no dia 17 a presença de hidrocarbonetos na Bacia de Santos, em poço exploratório no bloco Aram, e nesta segunda-feira (24), na Bacia de Campos, em poço exploratório no bloco Norte de Brava. São duas descobertas extraordinárias e que vêm ao encontro das declarações da diretora Sylvia e da presidente Magda defendendo a exploração de novos poços para repor as reservas de petróleo do país.


O poço de Aram (4-BRSA-1395-SPS) fica a 245 km da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, a 1.759 metros de profundidade, e está em perfuração. Em novembro do ano passado, a Petrobrás já havia encontrado hidrocarbonetos nesse mesmo bloco, que é explorado por meio de um consórcio – a companhia detém 80% de participação e a chinesa CNPC responde pelos 20% restantes.
O bloco Aram foi adquirido em março de 2020, na 6ª rodada de licitação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sob o regime de Partilha de Produção, tendo a Pré Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora.
O poço do Norte de Brava (1-BRSA-1394-RJS) está localizado a 105 km da costa do estado do Rio de Janeiro, em profundidade d’água de 575 metros. A perfuração do poço já foi concluída e, no momento, se encontra realizando a perfilagem final (técnica para traçar o perfil e obter dados geológicos).
Esse bloco foi adquirido em dezembro de 2022, no 1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção, licitação realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sob o regime de Partilha de Produção, tendo a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) como gestora. A Petrobras é a operadora do bloco e detém 100% de participação.
Os dados reunidos até o momento são preliminares – o potencial dos poços ainda será avaliado. De qualquer forma, essas descobertas são importantes para reposição de nossas reservas e reafirmam nossa inquestionável competência técnica.
Parabéns ao time da Exploração!