O Navio Sonda 42, que fará a perfuração do poço de Pitu Oeste, já chegou à Bacia Potiguar (RN/CE) e deve começar os trabalhos no próximo fim de semana. O presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, anunciou domingo (17) em sua rede social que a “Petrobras voltou a perfurar no Nordeste” e que a operação na Bacia Potiguar terá início na véspera de Natal, dia 24 de dezembro.
Com esse trabalho, a Petrobrás retoma as atividades na Margem Equatorial brasileira, região com mais de 2,2 mil km de litoral entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte. A nova fronteira exploratória é considerada uma das áreas petrolíferas mais promissoras do país e alvo de muita discussão. Isso porque a Petrobrás aguarda a liberação do licenciamento ambiental para perfurar 16 poços exploratórios na Margem Equatorial, até 2028. A prioridade da companhia é a Bacia da Foz do Amazonas, onde há expectativas de significativas descobertas.
Aguardamos ansiosamente pelo resultado desses licenciamentos e acreditamos que o debate técnico trará um desfecho positivo para a Petrobrás e o Brasil. Afinal, uma coisa é certa: se tem uma empresa com inquestionável capacidade técnica, compromisso com o Brasil e responsabilidade socioambiental, ela se chama Petrobrás.