No CSMS, seguirei atuando em defesa da integridade e segurança do trabalhador

No Conselho de Administração existem seis comitês, que funcionam como grupos de assessoria e aconselhamento aos membros do próprio CA. Como representante dos trabalhadores, eu participo do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (CSMS). Lá são discutidas questões relacionadas não só à segurança, saúde e meio ambiente, mas também à sustentabilidade e responsabilidade social. Temas que dizem respeito à preservação da vida dos petroleiros das plataformas, prédios, refinarias e outras unidades da Petrobrás.


As reuniões do CSMS acontecem pelo menos uma vez ao mês. Em 2021, foram 14 reuniões, sendo 12 ordinárias e duas extras. Uma das minhas principais lutas é defender a integridade do trabalhador e a segurança operacional e de processo.

Neste mandato, consegui incluir nas pautas anuais do comitê a apresentação de acidentes críticos e investigação de acidentes fatais. Além disso, recebo muitas questões de segurança dos trabalhadores e os casos graves sempre levo para serem debatidos no comitê.

Tenho feito várias intervenções na área de saúde. Cobrado programas de saúde mental, a abertura de diálogo real com as representações dos trabalhadores para soluções da crise sanitária, provocada pela covid, e coerência entre os programas de saúde promovidos pelo SMS e a nova política de assistência médica da companhia, liderada pelo RH.

Na área de sustentabilidade, questiono com frequência mais pesquisas em energias renováveis e mais investimentos em programas de responsabilidade social, ambientais, culturais e esportivos, cujos patrocínios foram reduzidos drasticamente nos últimos anos.

Na continuidade do meu mandato no CA, vou seguir trabalhando fortemente em defesa das questões sobre Meio Ambiente, Saúde e Segurança, temas centrais nas operações da Petrobrás.
Por isso, peço o seu voto em Rosangela Buzanelli 1000!