Nomeação de novo conselheiro de administração da Petrobrás vale até AGO em 16 de abril, quando será apreciada

Com a saída de Marcelo Gasparino do Conselho de Administração da Petrobrás, que apresentou em fevereiro pedido de renúncia, os acionistas minoritários indicaram Aloisio Macário Ferreira de Souza para ocupar a vaga. O novo membro do colegiado foi nomeado na última sexta-feira (28), em reunião do CA, e permanece no cargo até a próxima Assembleia Geral Ordinária (AGO) da companhia, convocada para 16 de abril, quando será confirmado ou não pelos acionistas.


Segundo a Petrobrás, conforme disposto no artigo 150 da Lei das S.A. e no artigo 25 do Estatuto Social da empresa, a nomeação pelo CA do substituto do conselheiro que renunciou, é válida até a próxima assembleia geral dos acionistas. No caso já está agendada para 16 de abril a AGO (Assembleia Geral Ordinária) de 2024, onde se dará a nova eleição dos oito membros do colegiado eleitos pelo processo de voto múltiplo. Aloisio consta como indicado pelos acionistas minoritários para o processo de eleição por voto múltiplo.
O novo conselheiro é Bacharel em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão de Bancos Comerciais e de Investimentos pela Universidade Corporativa do Citibank (EUA). Macário também foi vice-presidente de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação da Usiminas. Atualmente é conselheiro de Administração da Cemig e da Gasmig, e conselheiro Fiscal da Norte Energia.