A Petrobrás lançou nesta terça-feira (7) o edital da segunda etapa da seleção pública de projetos socioambientais, com investimento de R$ 220 milhões. As inscrições já estão abertas e, desta vez, são destinadas a projetos das regiões Sudeste (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e Centro-Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – bioma Pantanal). Olha que grande notícia!
O Programa Petrobras Socioambiental foi retomado no início deste ano pela atual gestão da companhia e é uma das maiores iniciativas de investimentos sociais e ambientais da história da empresa. Em sua primeira etapa, recebeu 451 inscrições, com 31 projetos selecionados, abrangendo os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.
O plano desse programa é alcançar, com os projetos já em andamento, R$ 1 bilhão em investimentos socioambientais nos próximos quatro anos, promovendo o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental. E o mais bacana dessa iniciativa é sua amplitude. A Petrobrás estende sua atuação socioambiental para além das comunidades onde está presente.
Nesta edição, a empresa incluiu o bioma Pantanal e passa a investir em iniciativas de conservação de todos os ecossistemas brasileiros, com atuação nas áreas de educação, desenvolvimento econômico sustentável, oceanos e florestas. As iniciativas de florestas, segundo a companhia, são direcionadas à valorização e conservação “de todos os biomas do Brasil apoiando ações de conservação com uso sustentável dos recursos naturais, que consideram modos de vida, sistemas de produção e conhecimentos associados à sociobiodiversidade”.
Essa é uma questão que enfatizei fortemente nas reuniões do Comitê de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (CSMS) do CA, no ano passado. Sempre destaquei que as ações ambientais deveriam abranger todos os biomas, contemplando, inclusive, a Caatinga e o Cerrado, e não se limitando apenas aos projetos na Amazônia, Mata Atlântica e área oceânica.
Essa amplitude é muito importante e demonstra o compromisso da Petrobrás em contribuir para a proteção de toda a fauna e flora do país, inclusive dos ecossistemas críticos. A companhia também investe em projetos de mitigação dos impactos do lixo no mar ao longo do litoral do Sudeste, medida fundamental para combater um dos principais problemas ambientais dos tempos modernos. E ainda direciona seu olhar para projetos sociais voltados à população em situação de rua no Rio de Janeiro, buscando melhorar a situação de vida dessas pessoas.
Essa é a Petrobrás pela qual tanto lutamos, uma empresa estatal que se preocupa com o bem-estar social da população e atua com responsabilidade ambiental, promovendo a sustentabilidade, o desenvolvimento educacional e o crescimento econômico do nosso país.
As inscrições para projetos não incentivados ficam abertas até 22 de janeiro de 2024. Para os projetos de incentivo da Lei de Incentivo ao Esporte, o prazo termina em 4 de março. Mais informações no site da Petrobrás:
https://petrobras.com.br/pt/sustentabilidade/selecoes-publicas