Petrobrás adere à programa federal de capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social

A Petrobrás acaba de aderir a um programa do governo federal voltado à capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O programa se chama “Acredita no Primeiro Passo” e foi criado em outubro passado com o propósito de oferecer qualificação profissional e apoio para a inserção no mercado de trabalho. Com essa iniciativa, a companhia pretende ampliar as oportunidades de empregabilidade na indústria de óleo e gás.
O braço de atuação do “Acredita no Primeiro Passo” será o já conhecido “Autonomia e Renda”, programa que a Petrobrás desenvolve em parceria com Institutos Federais e o Senai para a formação profissional, especialmente da população em vulnerabilidade socioeconômica e/ou desempregada. Ou seja, o mesmo público do CadÚnico.


Na assinatura do termo de adesão, quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, informou que o “Autonomia e Renda” vai oferecer mais de 15.500 vagas entre 2025 e 2026, em várias regiões do país. Ela mencionou ainda que 75% do programa tem participação de pessoas pretas e pardas. Entre as vagas já oferecidas, 45% do público é formado por mulheres com filhos de até 11 anos e 4% de pessoas com deficiência.
Outra iniciativa da companhia que tem relação direta com o “Acredita no Primeiro Passo” é o Programa “Petrobras Socioambiental”. São, atualmente, 17 projetos da linha de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que contribuem para a promoção da geração de emprego, do empreendedorismo, da criatividade e inovação, atendendo cerca de 9 mil pessoas em oito estados brasileiros.
Importante destacar que o CadÚnico é um sistema do governo federal, criado para identificar as famílias de baixa renda no Brasil e garantir a elas o acesso a programas sociais, como o Bolsa Família, o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Com a adesão da Petrobrás ao programa, a expectativa é que milhares de cidadãos que fazem parte desse cadastro tenham a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, especialmente em áreas relacionadas ao setor de energia.
É a Petrobrás cumprindo com sua missão e o compromisso social de garantir uma sociedade mais justa e inclusiva.