Petrobrás anuncia três novos nomes para compor Diretoria Executiva, que passará a contar com quatro mulheres

A Petrobrás anunciou na sexta-feira (14) três novos nomes para compor a Diretoria Executiva e duas mulheres estarão à frente do principal negócio da companhia, que é a produção de óleo e gás. Profissionais de carreira da empresa, Sylvia dos Anjos e Renata Baruzzi, foram indicadas pela presidente Magda Chambriard para comandar, respectivamente, as áreas de Exploração e Produção (E&P) e Engenharia, Tecnologia e Inovação. O terceiro indicado é Fernando Melgarejo para a Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores.


Considero muito positivas as nomeações e aqui destaco, principalmente, a indicação de Sylvia, que conheço há anos. Geóloga por formação, assim como eu, trabalhamos em atividades complementares na Exploração e pude acompanhar boa parte de sua trajetória. Sylvia aposentou-se recentemente na empresa, mas não das atividades geocientíficas. Ela tem mais de 42 anos de experiência na Petrobrás, concentrados na área de E&P. Uma excelente profissional, que já ocupou diversos cargos gerenciais ao longo de sua carreira, sempre na defesa da companhia enquanto a maior estatal brasileira.
Para assumir as diretorias, os indicados precisam, primeiramente, passar pela avaliação de governança corporativa, incluindo as respectivas análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da companhia. Após aprovação, os nomes são apreciados pelo Comitê de Pessoas e seguem para deliberação do Conselho de Administração.
Até que o processo seja concluído, os atuais diretores permanecem nos cargos. Com as mudanças devidamente aprovadas, deixarão as diretorias de E&P Joelson Falcão Mendes, Engenharia e Inovação Carlos José do Nascimento Travassos e a Financeira, Carlos Alberto Rechelo, que atua hoje de forma interina, desde a saída de Sérgio Caetano Leite, e volta para sua função de gerente executivo.
Com as novas indicações, a Diretoria Executiva da Petrobrás, que é formada por nove membros, passará a contar com a presença de quatro mulheres, ampliando significativamente a representatividade feminina. Teremos Sylvia dos Anjos no E&P, Renata Baruzzi na Engenharia, Clarice Coppetti em Assuntos Corporativos e a presidente Magda Chambriard, um avanço dessa nova gestão na diversidade de gênero.
Diante das declarações públicas de Magda sobre o relevante papel da Petrobrás para o desenvolvimento do país, a importância estratégica da reposição das reservas de óleo e gás diante das projeções de consumo nas próximas décadas, a valorização do conteúdo local entre outras, confio nas indicações e mais, empenharei todo apoio à presidente para a reconstrução da empresa e redirecioná-la para servir ao país.