A Petrobras foi reconhecida como líder em governança pelo Anuário Integridade ESG 2024, recém-divulgado pela Insight Comunicação. A companhia foi a segunda colocada no eixo social e a sétima, na área ambiental. No ranking geral, que inclui 100 empresas, a Petrobrás ficou em segundo lugar, atrás do Banco do Brasil.
Para elaborar o anuário e a classificação das empresas, a Insight analisou projetos e investimentos públicos das áreas ambientais, sociais e de governança. E avaliou também como essas iniciativas refletiram na reputação e imagem das empresas. Todo o levantamento de informações foi possível graças ao uso de ferramentas de Big Data e inteligência artificial. Dessa forma, foram adicionadas e subtraídas pontuações de acordo com as ações positivas e negativas.
A publicação envolve dez áreas de negócios: bancário e financeiro; petróleo, gás e biocombustíveis; alimentos e bebidas; papel e celulose; metalurgia e siderurgia; cosméticos; veículos e autopeças; energia elétrica; água, saneamento e gestão ambiental; e varejo.
Do setor de petróleo, gás e biocombustíveis, sem dúvida, a Petrobrás foi o grande destaque. Os principais temas abordados desse segmento foram a preservação ambiental e os efeitos climáticos, no eixo ambiental; diversidade de cor/raça e saúde, no âmbito social; e investimentos em ESG e inovação, na área de governança.
O direcionamento do Plano Estratégico 2024-2028 da companhia para fortes investimentos na transição energética foi crucial para o seu ótimo desempenho. O PE, aliás, reforça o posicionamento das práticas de ESG da empresa, que se preocupa em proteger o meio ambiente, reduzir as emissões de CO2 na atmosfera, atuar com integridade e cuidar das pessoas.
Confira o anuário completo neste link:
https://petronoticias.com.br/wp-content/uploads/2024/09/ANU%C3%81RIO-INTEGRIDADE-ESG-2024_site.pdf