Representante dos trabalhadores no CA só pode participar do comitê de SMS

Hoje vamos falar um pouquinho do CSMS, o Comitê de Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Conselho de Administração da Petrobrás, do qual eu faço parte. O CA tem seis comitês de assessoria e aconselhamento, mas o representante das trabalhadoras e dos trabalhadores da companhia só pode integrar o grupo de SMS.

Os membros do comitê se reúnem uma vez por mês, para tratar de temas relacionados à saúde, meio ambiente, segurança e responsabilidade social. Na semana passada, dia 10 de fevereiro, foi realizada a segunda reunião do ano desse grupo de trabalho. As reuniões são informativas e deliberativas.


O CSMS é um canal muito importante, onde consigo ter uma participação mais efetiva na tentativa de minimizar alguns problemas e fortalecer a construção de políticas de prevenção. A minha atuação, como conselheira, é difundir dentro do grupo a visão dos trabalhadores em relação a temas críticos e sensíveis para a categoria, a própria Petrobrás, as comunidades no entorno da empresa, a sociedade em geral e o meio ambiente.

Mas não só isso! Eu busco, principalmente, levar aos membros do comitê a realidade operacional da companhia. A realidade que vivemos no dia a dia, muitas vezes tão distante dos indicadores e apresentações formais.
Buscar avanços na proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio público, de tudo o que nossa empresa representa, é um dever de todas e todos. Certamente, temos muito a contribuir nessa missão.