A Petrobrás anunciou nesta quarta-feira, 12 de abril, que concluiu a venda de 100% do Polo Norte Capixaba. O polo fica no Espírito Santo e agrega quatro campos terrestres de produção de petróleo e gás, com instalações integradas. Trata-se do primeiro desinvestimento da nova gestão da Petrobrás.
Os campos privatizados estavam na lista de ativos da estatal com contratos assinados, cujas negociações foram mantidas em curso, apesar dos pedidos de suspensão temporária das vendas de todos os ativos da Petrobrás, feitos pelo Ministério de Minas e Energia (MME) do novo governo, em função da revisão da Política Energética e da renovação do CNPE.
Em comunicado, a Petrobrás informou que “todas as condições precedentes” foram atendidas para conclusão do negócio e que a empresa permanece com operações no estado. “O Polo Norte Capixaba responde por 3,3% da produção da Petrobras no Estado do Espírito Santo, e sua transferência não impacta as demais atividades da Petrobras na região, onde a empresa mantém operações de importantes campos em águas profundas, com destaque para o Parque das Baleias, além de 7 áreas exploratórias”, diz a nota. Uma vã tentativa de consolo aos que acreditavam ser possível mudar os rumos dessa história.
Sem consolo ou conformismo, seguiremos de cabeça erguida defendendo nossos ideais. Continuaremos sonhando e lutando pela reconstrução da Petrobrás para que volte a ser uma estatal de energia, forte e integrada, a serviço do Brasil e dos brasileiros.