A Petrobrás lançou, neste mês de agosto, uma ferramenta digital que reúne todas as informações públicas sobre captura e armazenamento de carbono no país. Chamada de GIS CCUS Brasil, a plataforma é online, gratuita e foi criada para auxiliar no embasamento das discussões sobre emissões de CO2, o principal gás causador do efeito estufa na atmosfera, e incentivar a descarbonização das indústrias. É uma ferramenta tão interessante, que está concorrendo ao prêmio ANP de Inovação 2024 (Plataforma GIS CCUS Brasil - IPR - Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais).
Folha defende privatização de estatais e ignora importância das empresas para a economia do país
A Folha de S.Paulo publicou um editorial neste domingo (25) defendendo a privatização de três importantes estatais brasileiras: a Petrobrás, Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. É surpreendente como o veículo tenta apontar a ineficiência dessas empresas sem apresentar nenhum dado consistente. O editorial ou é fundamentado na ignorância, o que não se justifica para um veículo de imprensa, ou na má-fé, pois desconsidera os fatos amplamente conhecidos da eficiência e do protagonismo das empresas públicas e estatais brasileiras, especialmente das três citadas. E ignora também o papel estratégico dessas estatais no desenvolvimento social e econômico do nosso país.
Petrobrás assina contrato de serviços de suporte para o Gaslub, que deve gerar 126 empregos até final do ano
A Petrobras anunciou, nesta quarta-feira (21), que assinou um novo contrato para gestão e execução de uma série de serviços de suporte nas instalações do Gaslub, em Itaboraí, no Rio de Janeiro, que vai gerar 126 empregos até o final do ano. É uma notícia animadora e mais um passo importantíssimo da atual gestão da companhia rumo à retomada da construção desse polo petroquímico, cujas obras foram paralisadas há nove anos.
Ministro de Minas e Energia pede fiscalização da margem de revenda e distribuição de combustíveis
A margem de revenda das distribuidoras e postos de combustíveis aumentou tanto nos últimos cinco anos que o Ministério de Minas e Energia decidiu pedir investigação ao Cade e à ANP. Na semana passada, o ministro Alexandre Silveira encaminhou aos órgãos federais um levantamento que mostra a evolução real dos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha entre maio de 2019 e maio de 2024. Por conta do aumento “persistente” e, certamente da diferença brutal, ele solicitou que as distribuidoras e postos de combustíveis do país sejam fiscalizados.
Com Lula e Magda Chambriard, celebramos a retomada oficial das atividades da Araucária Nitrogenados, no Paraná
Nesta quinta-feira, dia 15, foi realizada a cerimônia oficial de retomada das atividades da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados, a Ansa, no Paraná. O simbolismo dessa solenidade é gigantesco, pois vai muito além do resgate de uma fábrica. Representa o resgate da Petrobrás, do seu DNA de estatal, integrada e a serviço do Brasil. E materializa a vitória da categoria petroleira que bravamente resistiu e lutou para defender a Ansa.
Petrobrás registra prejuízo contábil no 2T2024, ocasionado por eventos não recorrentes
Uma das notícias de maior destaque na imprensa, nesses últimos dias, foi a divulgação do balanço financeiro da Petrobrás no segundo trimestre de 2024, que registrou um resultado negativo. O prejuízo, no entanto, é contábil e advém de eventos não recorrentes que foram amplamente divulgados pela companhia no período. O que não é destacado pela maioria das manchetes sobre o balanço é que os resultados da companhia neste segundo trimestre são sólidos e dentro do esperado.
Após dois anos, Petrobrás confirma a descoberta de mais gás natural no Mar do Caribe, na Colômbia
A Petrobrás confirmou, nesta semana, que encontrou gás natural com a perfuração de um segundo poço exploratório no Bloco Tayrona, localizado na Bacia de Guajira, no Mar do Caribe, na Colômbia. Chamado de Uchuva-2, esse poço é uma extensão do Uchuva-1, onde a companhia já havia constatado a presença de gás em 2022. A atual descoberta é muito importante e auxilia na construção da segurança energética do país colombiano nos próximos anos.
Estatais controladas pela União distribuíram em 2023 cerca de R$ 630 bilhões ao país, aponta relatório oficial
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou, há poucos dias, importante levantamento sobre o desempenho das estatais brasileiras no primeiro ano do governo Lula, que desmistifica as narrativas privatistas construídas e disseminadas de que as estatais são deficitárias por definição. De acordo com o Relatório Agregado das Empresas Estatais Federais, que traça um panorama de ligação entre as atividades das 44 empresas controladas de forma direta pela União, a riqueza gerada pelas estatais em 2023 permitiu a distribuição de quase R$ 630 bilhões à sociedade. Fica muito claro no relatório, ao contrário do que setores nos tentam convencer, sem qualquer evidência, que as estatais federais são muito positivas para a economia e a sociedade brasileira.
Petrobrás firma parceria para ampliar número de mulheres no setor de óleo e gás offshore
Não é novidade pra ninguém que a indústria petrolífera, de forma geral, é uma área predominantemente masculina. E a presença das mulheres é ainda mais escassa nas Unidades Marítimas (UMs), sejam elas plataformas, sondas, navios especiais e de apoio. Justamente para tentar mudar esse cenário e ampliar a representatividade feminina no setor de óleo e gás offshore, a Petrobrás firmou nesta segunda-feira (29) uma parceria muito interessante e positiva com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, o IBP, reforçando o projeto “O Mar Também é Delas”, importante movimento por equidade de gênero.