A importância da ciência, principalmente em tempos de pandemia

Hoje, 8 de julho, é comemorado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico.
É o momento de parabenizarmos esses profissionais dedicados e essas instituições científicas fantásticas, que se empenham em ajudar o nosso país. E, mais ainda, é o momento que deve servir de reflexão sobre a importância da ciência e o seu papel fundamental para a vida humana, especialmente nos dias atuais, quando vivemos a maior crise sanitária do século.

Com a pandemia da covid-19, pesquisadores e a ciência, especialmente a desenvolvida no Brasil, ganharam mais relevância e atenção dos brasileiros. Essa crise sanitária que enfrentamos chama a atenção para o fortalecimento de políticas públicas de apoio à construção de conhecimento científico.

A data homenageia o dia de fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 8 de julho de 1948, que congrega as principais associações científicas do país. E ela foi estabelecida pelo Congresso Nacional para dar visibilidade às produções científicas nacionais e divulgar esse conhecimento para toda a sociedade.

Mas, infelizmente, o que vemos hoje é o governo federal desvalorizando a ciência. Um governo negacionista, que ataca e faz de tudo para prejudicar o desenvolvimento científico nacional, por meio da desinformação, da criação de fake news e da diminuição sistemática de recursos financeiros para as áreas da ciência, da inovação e da educação.

Apesar de todo desprezo e desrespeito desse governo, a ciência prova que é a fonte de soluções para prevenir e combater esse terrível vírus, a principal ferramenta pra gente sair dessa triste situação. Além de nossos cientistas brasileiros desenvolverem vacinas, eles também tiveram participação fundamental no estudo clínico de alguns dos imunizantes que vêm sendo utilizados em dezenas de países.

O Brasil tem cientistas e instituições públicas sérias, de destaque mundial, e que fazem um trabalho essencial para a vida, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Temos ainda o SUS, o maior sistema de saúde pública do mundo, que exerce papel fundamental no combate à covid-19 e na manutenção da saúde do povo brasileiro.
Esses profissionais nos dão muito orgulho e merecem todo nosso respeito!
Viva a ciência!