Com duas novas unidades em operação, Reduc quase dobra capacidade de fornecimento de diesel S-10

Uma das grandes virtudes da Petrobrás, e que sempre me impressiona, é sua capacidade de superação. Nesta semana, tivemos mais uma notícia muito importante anunciada pela companhia, que foi a ativação de duas unidades na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), com capacidade de produzir 100% de diesel S-10. Essa expansão possibilitou aumentar a produção do combustível de 5 milhões para 9,5 milhões de litros por dia. A refinaria praticamente dobra o seu potencial de fornecimento de S-10. E isso é extremamente positivo!


O aumento na capacidade de produção desse combustível atende especificações do mercado local e internacional, além de requisitos ambientais. O diesel S-10 tem menor teor de enxofre, é um produto considerado de maior valor agregado e com menor impacto ao meio ambiente.
O projeto, segundo informações da companhia, teve investimento de cerca de R$ 225 milhões e foi o primeiro do chamado “phase-out de diesel S-500”. Em tradução livre, esse termo significa eliminação gradativa, que é exatamente o objetivo: adequar toda a produção do diesel rodoviário produzido pela Petrobrás para o S-10.
A empresa destacou que “A substituição da produção de diesel S-500 por S-10 é de relevância estratégica para a companhia, além de ser positiva para o país, pois amplia a oferta de um derivado menos poluente e com baixo impacto ambiental para atendimento ao mercado brasileiro”.
O melhor é que a modernização e expansão do parque de refino da Petrobrás não param por aí. Estão previstas ainda adaptações em unidades da Revap e Rnest, construção de novas plantas industriais de hidrotratamento na Replan e Rnest e estudos de novas unidades na Repar, Regap, Refap e Revap, com potencial de adicionar 300 mil barris por dia na produção de diesel S-10 no Brasil até 2028.
É surpreendente essa capacidade da Petrobrás e de seu corpo técnico e gerencial de superar desafios, se reerguer, se reinventar e atender as necessidades do nosso país com eficiência técnica e econômica. Um grande orgulho para todo brasileiro.