Servidores públicos, centrais sindicais e movimentos sociais realizam grande ato em favor da vida

O mês de fevereiro começa com uma grande mobilização pela vida. Hoje, dia 1º, acontece o “Dia Nacional de Luta em Defesa da Vacina para Todas e Todos e contra a Reforma Administrativa e as Privatizações”.

Fazem parte da mobilização, carreatas em diversos estados e vigília em frente à Câmara dos Deputados, em Brasília, para acompanhar a eleição à presidência da Casa, que está marcada para acontecer de forma presencial. Para encerrar o movimento, os organizadores estão convocando a população para um panelaço geral, às 20h.


O dia de luta é organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), por servidores estaduais e municipais, centrais sindicais e movimentos sociais, para protestar contra esse desgoverno e o cenário surreal que vivemos hoje no Brasil.

Sem vacinas, sem leitos, sem oxigênio hospitalar, sem auxílio emergencial, aumento dos preços de itens básicos e cada dia mais mortos por Covid-19. A situação é realmente assustadora! Na noite de domingo, 31 de janeiro, a imprensa noticiava mais 559 óbitos somente nas últimas 24 horas. No total, o país já contabiliza mais de 224 mil mortes.
E mesmo diante desses números alarmantes, dessa situação desoladora e do colapso na rede hospitalar que enfrentamos, sobretudo na região Norte do país, o governo Bolsonaro continua agindo com descaso, fazendo piadinhas que demonstram que ele despreza a saúde da população, inclusive atrapalha a imunização contra a Covid.

Dados do Cepedisa (Centro de Pesquisas e Estudos do Direito Sanitário) da FSP (Faculdade de Saúde Pública) da USP comprovam, analisando atos e medidas governamentais, que esse governo tem tomado medidas claras no sentido de amplificar a disseminação do vírus, impedir o controle da disseminação e atrapalhar o processo de imunização da população. Afinal, a pandemia tem auxiliado esse desgoverno a passar a boiada porteira afora, concentrando o foco mídia nos horrores que a população passa. (https://brasil.elpais.com/brasil/2021-01-21/pesquisa-revela-que-bolsonaro-executou-uma-estrategia-institucional-de-propagacao-do-virus.html)

A vacinação urgente e gratuita a todo povo brasileiro é uma das principais pautas da mobilização. O governo Bolsonaro, negacionista e genocida, além de atrasar na implementação de um plano nacional de imunização, demorou para adquirir as doses da vacina, cometeu erros absurdos de logística, tentou desacreditar a ciência e nossos pesquisadores brasileiros e, o mais grave de tudo, tratou as mortes de milhares de brasileiros com escandaloso desdém.

O dia de luta também é em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), contra o fim do auxílio emergencial e o desmonte dos serviços públicos com a reforma administrativa e as privatizações de empresas nacionais, públicas e estatais, como os Correios, o Banco do Brasil e a Petrobrás.

Participe dessa luta com a gente! Basta de crimes contra o Brasil e sua população!