Inflação de agosto é pressionada pela alta dos combustíveis

Inflação de agosto é pressionada pela alta dos combustíveis

Em agosto, o Brasil teve uma inflação de 0,87%, segundo cálculo do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Essa é a maior taxa registrada no mês de agosto dos últimos 21 anos. A inflação acumulada em 12 meses chegou a 9,68%, a mais alta desde fevereiro de 2016. E para os mais pobres, a inflação acumulada é ainda maior, de 10,63%. O levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que as famílias com renda muito baixa sentem o impacto mais forte da disparada dos preços.
A inflação de agosto foi puxada pelos combustíveis, que tiveram uma alta de 2,96%, de acordo com o IBGE. E o aumento do valor da gasolina, do diesel e do gás de cozinha reflete diretamente no preço dos alimentos.
A percepção da maioria dos brasileiros, segundo pesquisa Datafolha, é de que o governo federal é responsável pelo caos em que o Brasil está mergulhado. E não poderia ser diferente. Com sua política econômica abjeta e incompetente, os boicotes às medidas de controle da pandemia, a destruição ambiental generalizada e consequente agravamento da seca e sua política de preços dos combustíveis, o PPI (Preço de Paridade de Importação), o governo construiu cuidadosamente o caos em que nos encontramos.
Atualmente, todos os dias os jornais criticam os preços dos combustíveis e, embora saibam a raiz do problema, a maioria não cita o PPI. O PPI é uma política nefasta adotada pelo governo federal que garante lucros bilionários aos acionistas, majoritariamente privados e estrangeiros. Só no 2º trimestre de 2021, o lucro líquido da empresa foi de R$ 42,9 bilhões. Também garante aos concorrentes da Petrobrás fatias crescentes do mercado de importação, viabiliza as privatizações das refinarias e penaliza demasiadamente a população brasileira, verdadeira dona da companhia.
A Petrobrás foi criada para abastecer o mercado nacional de combustíveis. Após anos de lutas e superações, quando nos livramos da dependência das importações, o governo federal nos impõe preços de importação ao nosso próprio produto. Temos que resgatar a Petrobrás estatal que trabalha para o desenvolvimento do Brasil e de seu povo.