Você sabia que o inverno na Europa também é um dos fatores que impacta o preço do gás no Brasil? Entenda porquê

Você sabia que o inverno na Europa também é um dos fatores que impacta o preço do gás no Brasil? Entenda porquê

Você sabia que, por conta da política de preços da atual gestão da Petrobrás, vai pagar mais caro no gás de cozinha e um dos motivos é o inverno na Europa?

Isso porque, mesmo morando no Brasil e a poucos dias de começar o verão, você deverá sentir o novo aumento no preço do gás, anunciado pela Petrobrás na semana passada.

Mas o que uma coisa tem a ver com a outra?!

O reajuste de 5% que eleva o preço do botijão de 13 Kg está relacionado à política de preços, que é baseada em cotação internacional.

Desde o governo Temer, os preços dos combustíveis e gás de cozinha são atrelados aos preços internacionais (mais caros que os nossos). E essa política de PPI (Preço de Paridade de Importação), adotada desde 2016 acaba encarecendo ainda mais o preço final para o consumidor brasileiro.

O inverno na Europa, por exemplo, acaba sendo um dos fatores que impacta o preço do gás no Brasil. Nesta época do ano, por lá, boa parte das casas europeias passam a utilizar o sistema de aquecimento a gás para aguentar as baixas temperaturas. E como aumenta o consumo de gás, a paridade de preço faz subir o valor aqui também, mesmo no Brasil fazendo esse calorão. Se vendêssemos com base no nosso custo interno, pagaríamos mais em conta.

Às vésperas do ano acabar, em meio à pandemia e às dificuldades financeiras que as famílias estão enfrentando, temos mais este gasto no orçamento apertado do brasileiro. Já podemos dizer que o gás de cozinha tem virado um artigo de luxo para muitas famílias. E ao se tornar inacessível, pode inclusive aumentar os acidentes domésticos com queimaduras, pois muitas famílias passam a cozinhar na lenha e carvão, sobretudo neste momento de crise econômica.